Henrique Neves

Mora em Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO, BRASIL

SOBRE

Henrique Neves Ator,Diretor, Cenógrafo e Produtor Cultural. Versátil artista Multidisciplinar.

FOTOS RECENTES

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM 02/08/2016


  • NOME ARTÍSTICO

    Henrique Neves

  • DRT

    21332 / RJ

  • IDADE

    41 anos

  • PESO

    135kg

  • Altura

    1.91m

  • Calçado

    45

  • Manequim

    56

Henrique Neves Ator, Diretor, Cenógrafo e Produtor Cultural. Iniciou nas artes aos 13 anos de idade. Em 1989 ingressa no curso “O Tablado” de Maria Clara Machado, na turma da diretora Guida Viana, e em 1990 passa para a turma do diretor João Brandão, quando recebe seu primeiro convite para trabalhar profissionalmente integrando o elenco de “O Ateneu” - adaptação do romance de Raul Pompéia dirigido por Carlos Wilson.
Já em 1991 começa o processo de montagem de “Os Meninos da Rua Paulo” dirigido por Ricardo Kosovski. O espetáculo estreia em janeiro de 1992 em Juiz de Fora, e faz temporada no no Teatro Ipanema no Rio de Janeiro e no Auditório Augusta em São Paulo, além de várias turnês pelo Brasil.
Em 1993 ganha seu primeiro prêmio, Melhor campanha publicitária no festival de Cannes com “Falta D’água” para a CEDAE.
Em 1994, com o espetáculo “Despertar da Primavera”, encara um grande desafio - representar vários personagens no mesmo espetáculo e ainda assinar seu primeiro cenário em parceria com Marcello Rosauro (Cenógrafo e Artista plástico) e Caco Moraes (Cenógrafo e Designer).
Também em 1994 integra o elenco da campanha publicitária “Cola Tô Fora” do Guaraná Antártica.
Em 1995 junto com o ator e diretor teatral Michel Bercovitch e com o ator e produtor Mauro Ventura, o agora ator e cenógrafo Henrique Neves funda a Companhia Prática de Teatro, CPT - que durante 11 anos de existência desenvolve vários conceitos de atuação e de feitura cênica como: Prática de Montagem, Anima/ Animus, Ator/ Autor, Guestus/ Gestalt do corpo e o conceito de Cenografia Modular, onde os elementos cenográficos trocam de função no desenrolar da trama.
Logo no primeiro ano de trabalho a Companhia recebe várias indicações com dois trabalhos - os clássicos “O Pagador de Promessas” de Dias Gomes e “Beijo no Asfalto” de Nelson Rodrigues - no II Festival de Teatro da Cidade do Rio de Janeiro. Com “Beijo no Asfalto” Henrique Neves recebe indicação ao prêmio de melhor Ator, e recebe ainda o prêmio de melhor cenário.
Ainda em 1995 integra o elenco da campanha publicitária “Tampinha Premiada” do Guaraná Antártica.
Em 1996 a companhia decide investir na formação artística e técnica de seus membros. Com a fundação de sua sede - o Espaço Aquário - a companhia consegue manter uma agenda diária de aulas: Mímica e Teatro Físico com Paula Saboia, Conscientização Vocal e Canto com Joca Dávilla, Expressão e Conscientização corporal com Paula Nestorov, Interpretação com Michel Bercovitch, Tai chi chuã com o Shi Fu Ricardo Moraes, Capoeira com o Mestre Marrom, diversos workshops, laboratórios, ensaios e apresentações.
Também em 1996, Henrique integra o elenco da peça “O Jovem Torlles” dirigido Por Ivone Hoffman.
Durante os anos de 1996, 1997 e 1998 a companhia dedica-se com afinco à prática cênica, sempre buscando nos clássicos a força de uma boa dramaturgia; o que proporciona a Henrique Neves e aos outros membros da CPT bons personagens em atuações vigorosas, criativas, variadas e técnicas.
Como o atrapalhado e medroso Justinho, o Marceneiro da Trupe de Artesãos em “Sonho de Uma Noite de Verão”, o chato e pedante chefe de repartição Sr. Bothard em “Rinocerontes”, o vil vassalo e libertino Borrachio em “Muito Barulho Por Nada” e o jornalista bonachão Sr. Web em “Nossa Cidade”.
Em 2001 Henrique estreia nas telas do cinema com o premiado Curta Metragem “FUI!!!!!” onde interpreta Sinésio, um sonso e esperto taxista.
Também em 2001 com a Companhia Prática de Teatro desenvolve o espetáculo “As Aventuras de Tom Sawyer” onde incorpora Muff Poter, o ébrio bonachão. A adaptação recebe várias indicação e três prêmios nas categorias Melhor atriz, Melhor adaptação e Melhor Montagem no Prêmio Maria Clara Machado de Teatro de 2002.
Também em 2002 interpreta o Mago em “A Jornada do Rei Arthur”.
Em 2003 dedica-se a direção teatral onde, ao lado de Michel Bercovitch, assina como Diretor Assistente o espetáculo “O cara Que dançou Comigo”.
Em 2004 volta aos palcos com brilhantes atuações em “Jogos na Hora da Sesta” interpretando com maestria Juninho, um jovem com necessidades especiais e também em “Jogos de Massacre” onde, com muita presença em cena, interpreta A Morte.
Ainda em 2004 integra o elenco de “Tarja Preta”, programa do Canal Brasil, onde durante 4 temporadas interpretou vários personagens no quadro “Os Pulhas”.
A Companhia Prática comemora seus 10 anos de fundação em 2006, e faz uma releitura do premiado Espetáculo “Beijo No Asfalto”, onde Henrique revisita o truculento e covarde Delegado Cunha.
Em 2007 Henrique Neves é descoberto pelo cinema - carreira já com mais de 10 filmes como ator - e participa de “Meu nome Não é Jhonny”, renomado e premiado filme nacional. Também faz sua estreia na TV Globo no seriado “O Sistema” com o hilário personagem Demente; e ainda integra o elenco da série da HBO “Mandrake”.
Em 2008 faz diversas participações na Rede Globo em seriados como “Faça a Sua História”, “Dicas de um sedutor” e na Novela “A Favorita”. Também integrou o elenco de “Feliz Natal” dirigido por seu parceiro Selton Mello.
Como diretor audiovisual coordena a grade de conteúdo e produção da TV Mundial e a web TV da rádio Mundial 1180 AM.
É convidado a integrar o elenco principal do seriado “Força Tarefa” na Rede Globo em 2009, onde, nas 3 temporadas do seriado, interpreta o astuto Cabo Oberdan, agente da Corregedoria da Polícia Militar.
Em 2010 é convidado a fazer uma participação especial no seriado “As Cariocas” - episódio “A Atormentada da Tijuca” onde interpreta o malicioso Chefe Raul.
Também em 2010 volta a praticar a direção audiovisual dirigindo documentários, vídeos institucionais e videoclipes.
Em 2011, Henrique Neves volta as telas em algumas participações - “SOS Emergência”, “Fina estampa”, “Aline”, “Entre tapas e beijos”.
Em 2012 faz uma breve participação em “Louco por elas”, e se dedica a montar, dirigir e implementar a grade de conteúdo do canal via satélite Mox TV.
Em 2013, junto com a Arquiteta e Cenógrafa Daniela Rodrigues, funda a Cambota Produções, empresa destinada à criação e produção de conteúdo e à execução de projetos audiovisuais, cenografia, teatro, eventos, shows e empreendimentos culturais.
Ainda em 2013 participa do elenco de “Nova Malhação” e da novela “Amor à Vida”. Após 7 anos volta aos palcos cariocas com o espetáculo teatral “Kalocaina”, que cumpre temporada até 2014 no Teatro Sérgio Porto e no Teatro Gláucio Gil.
Também integra o elenco do premiado longa metragem “O menino no espelho” como o simpático Bibliotecário.
Em 2014 é convidado a encarar o bandido sem escrúpulos Bigode na novela “Além do Horizonte”. No mesmo ano integra o elenco de “Dorothy Para Maiores”, web série do GShow como o hilário Gênio do Espelho e de “Copa de Elite”, longa de paródia e sátira de sucesso.
Em 2015 participa de sua primeira produção internacional - o seriado francês “In America” - 2ª temporada, produzido pelo canal a cabo francês OCS. Henrique, no hilário papel de Gonzo, diverte e enriquece a trama a partir do segundo episódio até o término da temporada.
Ainda em 2015 integra o elenco do seriado do GNT “Romance Policial: Espinosa” onde encarna o corrupto e assassino Julião, detetive da 12ª DP.
Em 2016 o ano começa quente com sua participação especial no seriado da Band/ TNT “Terminadores” no episódio “Suingue e Simpatia” - Henrique encara Roberto, um libidinoso empresário; em “Liberdade Liberdade” entra como o bandido Nasiazeno; em “Chapa Quente” como o Chefe do Morro; e na novela “Haja Coração” como Seu Elias, um esquentado feirante.

Trabalhos

2016 - Minissérie - Liberdade Liberdade – Rede Globo (Vinícius Coimbra)

2016 - Novela - Haja Coração – Rede Globo (Fred Mayrink)

2016 - Programa - Chapa Quente – Rede Globo (Flávia Lacerda)

2016 - Série – Terminadores – Band TNT (Gualter Pupo)

2015 - Série - In América 2ª temporada – OCS França (Alexis Charrier)

2015 - Série - Romance Policial Espinosa - GNT (José Henrique da Fonseca)

2014 - Longa Metragem - “Copa de Elite” ( Victor Brandt)

2014 - Novela - Além do Horizonte – Rede Globo (Denis Carvalho )

2014 - Teatro - Kalocaina de Karem Boye (Michel Bercovitch)

2013 - Longa Metragem – “O Menino no Espelho” (Guilherme Fiuza)

2013 - Novela - Amor a Vida – Rede Globo ( Mauro Mendonça Filho)

2013 - Novela – Malhação – Rede Globo (Noa Bressane)

2012 - Série - Força Tarefa – Rede Globo (Jose Alvarenga Jr)

2012 - Série - Louco Por Elas – Rede Globo (João Falcão)

2011 - Novela - Entre Tapas e Beijos – Rede Globo (Mauro Faria)

2011 - Novela - Fina Estampa – Rede Globo (Wolf Maia)

2011 - Série – Aline – Rede Globo (Mauro Faria)

2010 - Programa - Criança Esperança – Rede Globo (Wolf Maia e Ulysses Cruz)

2010 - Série - As Cariocas- A Atormentada da Tijuca – Rede Globo (Daniel Filho e Amora Maltner)

2010 - Série - SOS Emergência – Rede Globo (Mauro Mendonça Filho)

2009 - Longa Metragem - “Salve Geral” (Sergio Rezende )

2008 - Longa Metragem - “Feliz Natal” (Selton Mello)

2008 - Novela - A Favorita – Rede Globo (Ricardo Waddington)

2008 - Série - Dicas de um Sedutor – Rede Globo ( José Lavigne)

2008 - Série - Faça a Sua História – Rede Globo (Mauro Faria)

2007 - Longa Metragem - “Meu nome não é Jhonny” (Mauro Lima )

2007 - Série - O Sistema – Rede Globo ( José Lavigne)

2007 - Série – Mandrake – HBO Conspiração Filmes ( José Henrique da Fonseca)

2006 - Série - Tarja Preta - Os Pulhas – Canal Brasil (Selton Mello)

2006 - Teatro - As Aventuras de Tom Sawey (Michel Bercovitch)

2006 - Teatro - Jogos na Hora da Sesta de Roma Mahieu (Michel Bercovitch)

2004 - Teatro - Jogos de Massacre de Ionesco (Michel Bercovitch)

2001 - Curta Metragem – “Fui!!!” - Premiado no Festival de Cinema de Ilhas Canarias e Festival de Cinema do Uruguai 2003 - Categoria melhor Curta Metragem 35mm (Guilherme Fiuza)

1993 - Programa - Especial Meninos da Rua Paulo – TV Cultura SP (Ricardo Nauemberg)

1992 - Teatro - Os Meninos da Rua Paulo De Fernec Molnar (Ricardo Kosovisc)

1990 - Teatro - O Ateneu De Raul Pompéia (Carlos Wilson)


Cursos

2012 - Workshop - Interpretação (Kristiane Jatahy)

2010 - Workshop - “Criança Esperança” (Ulisses Cruz e Ravel Cabral)

1998 - Curso - Espaço Aquarios - Conscientização Vocal (Joca Dávilla)

1998 - Curso - Espaço Aquarios - Expressão e Conscientização Corporal (Paula Nestorov)

1998 - Curso - Espaço Aquarios - Interpretação/AtorAutor/Anima Animus (Michel Bercovitch)

1998 - Curso - Espaço Aquarios - Mímica e Teatro Físico (Paula Saboia)

1994 - Cursos de Improvisação, Interpretação e laban - Centro Laban ( Michel Bercovitch, Filipe Martins e Marina Salomo)

1993 - Cursos de Improvisação, Interpretação e laban - Café Teatro Otho (Michel Bercovitch e Filipe Martins)

1992 - Curso - O Tablado (Guida Viana)

1992 - Curso - O Tablado (João Brandão)

1992 - Curso - O Tablado (Cico Caseira)

1992 - Cursos de Improvisação, Interpretação e laban - Teatro Ipanema (Michel Bercovitch e Filipe Martins)

1991 - Cursos de Improvisação, Interpretação e laban - Teatro de Bolso (Michel Bercovitch e Filipe Martins)

Ooppah, esses dados são exclusivos para produtores.
Torne-se um produtor Ooppah e tenha acesso a esses e muitos outros dados exclusivos para produtores.

NOME DO AGENTE

Daniela Rodrigues

TELEFONE

(21) 9661-02110

EMAIL

conato@cambota.net

  • Artes Marciais

    Esgrima

    Judô

    Kung Fu

    Taekwondo

    Tai Chi Chuan

  • Cor do Cabelo

    Castanho Escuro

  • Cor dos Olhos

    Castanhos

  • Cor da Pele

    Clara

  • Esportes que Pratica

    Basquete

    Bicicleta

    Skate

  • Funções

    Ator

  • Habilidades

    Dança/Salão

    Humorista

    Comediante

  • Idiomas Fluentes

    Inglês

  • Tipo de Cabelo

    Liso

  • Veículos

    Barco

    Carro

    Bicicleta

    Cavalo

  • Habilidade de circo

    Malabares

  • Manequim

    56

  • Calçado

    45

  • Formação

    Curso Livre

  • Possui cadastro em

    Globo

  • Tatuagens

    Poucas

  • Tamanho do Cabelo

    Médio

  • Tipo de Cabeleira

    Calva

  • Tipo Étnico

    BR/Sudeste

  • Sotaque que domina

    BR/Nordeste

    BR/Sul

    BR/São Paulo

    BR/Rio

    BR/Minas

    Lusitano

  • Tipo Físico

    Acima do Peso