Henrique Neves

Mora em Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO, BRASIL

SOBRE

Henrique Neves Ator,Diretor, Cenógrafo e Produtor Cultural. Versátil artista Multidisciplinar.

  • NOME ARTÍSTICO

    Henrique Neves

  • DRT

    21332 / RJ

Henrique Neves Ator, Diretor, Cenógrafo e Produtor Cultural. Iniciou nas artes aos 13 anos de idade. Em 1989 ingressa no curso “O Tablado” de Maria Clara Machado, na turma da diretora Guida Viana, e em 1990 passa para a turma do diretor João Brandão, quando recebe seu primeiro convite para trabalhar profissionalmente integrando o elenco de “O Ateneu” - adaptação do romance de Raul Pompéia dirigido por Carlos Wilson.
Já em 1991 começa o processo de montagem de “Os Meninos da Rua Paulo” dirigido por Ricardo Kosovski. O espetáculo estreia em janeiro de 1992 em Juiz de Fora, e faz temporada no no Teatro Ipanema no Rio de Janeiro e no Auditório Augusta em São Paulo, além de várias turnês pelo Brasil.
Em 1993 ganha seu primeiro prêmio, Melhor campanha publicitária no festival de Cannes com “Falta D’água” para a CEDAE.
Em 1994, com o espetáculo “Despertar da Primavera”, encara um grande desafio - representar vários personagens no mesmo espetáculo e ainda assinar seu primeiro cenário em parceria com Marcello Rosauro (Cenógrafo e Artista plástico) e Caco Moraes (Cenógrafo e Designer).
Também em 1994 integra o elenco da campanha publicitária “Cola Tô Fora” do Guaraná Antártica.
Em 1995 junto com o ator e diretor teatral Michel Bercovitch e com o ator e produtor Mauro Ventura, o agora ator e cenógrafo Henrique Neves funda a Companhia Prática de Teatro, CPT - que durante 11 anos de existência desenvolve vários conceitos de atuação e de feitura cênica como: Prática de Montagem, Anima/ Animus, Ator/ Autor, Guestus/ Gestalt do corpo e o conceito de Cenografia Modular, onde os elementos cenográficos trocam de função no desenrolar da trama.
Logo no primeiro ano de trabalho a Companhia recebe várias indicações com dois trabalhos - os clássicos “O Pagador de Promessas” de Dias Gomes e “Beijo no Asfalto” de Nelson Rodrigues - no II Festival de Teatro da Cidade do Rio de Janeiro. Com “Beijo no Asfalto” Henrique Neves recebe indicação ao prêmio de melhor Ator, e recebe ainda o prêmio de melhor cenário.
Ainda em 1995 integra o elenco da campanha publicitária “Tampinha Premiada” do Guaraná Antártica.
Em 1996 a companhia decide investir na formação artística e técnica de seus membros. Com a fundação de sua sede - o Espaço Aquário - a companhia consegue manter uma agenda diária de aulas: Mímica e Teatro Físico com Paula Saboia, Conscientização Vocal e Canto com Joca Dávilla, Expressão e Conscientização corporal com Paula Nestorov, Interpretação com Michel Bercovitch, Tai chi chuã com o Shi Fu Ricardo Moraes, Capoeira com o Mestre Marrom, diversos workshops, laboratórios, ensaios e apresentações.
Também em 1996, Henrique integra o elenco da peça “O Jovem Torlles” dirigido Por Ivone Hoffman.
Durante os anos de 1996, 1997 e 1998 a companhia dedica-se com afinco à prática cênica, sempre buscando nos clássicos a força de uma boa dramaturgia; o que proporciona a Henrique Neves e aos outros membros da CPT bons personagens em atuações vigorosas, criativas, variadas e técnicas.
Como o atrapalhado e medroso Justinho, o Marceneiro da Trupe de Artesãos em “Sonho de Uma Noite de Verão”, o chato e pedante chefe de repartição Sr. Bothard em “Rinocerontes”, o vil vassalo e libertino Borrachio em “Muito Barulho Por Nada” e o jornalista bonachão Sr. Web em “Nossa Cidade”.
Em 2001 Henrique estreia nas telas do cinema com o premiado Curta Metragem “FUI!!!!!” onde interpreta Sinésio, um sonso e esperto taxista.
Também em 2001 com a Companhia Prática de Teatro desenvolve o espetáculo “As Aventuras de Tom Sawyer” onde incorpora Muff Poter, o ébrio bonachão. A adaptação recebe várias indicação e três prêmios nas categorias Melhor atriz, Melhor adaptação e Melhor Montagem no Prêmio Maria Clara Machado de Teatro de 2002.
Também em 2002 interpreta o Mago em “A Jornada do Rei Arthur”.
Em 2003 dedica-se a direção teatral onde, ao lado de Michel Bercovitch, assina como Diretor Assistente o espetáculo “O cara Que dançou Comigo”.
Em 2004 volta aos palcos com brilhantes atuações em “Jogos na Hora da Sesta” interpretando com maestria Juninho, um jovem com necessidades especiais e também em “Jogos de Massacre” onde, com muita presença em cena, interpreta A Morte.
Ainda em 2004 integra o elenco de “Tarja Preta”, programa do Canal Brasil, onde durante 4 temporadas interpretou vários personagens no quadro “Os Pulhas”.
A Companhia Prática comemora seus 10 anos de fundação em 2006, e faz uma releitura do premiado Espetáculo “Beijo No Asfalto”, onde Henrique revisita o truculento e covarde Delegado Cunha.
Em 2007 Henrique Neves é descoberto pelo cinema - carreira já com mais de 10 filmes como ator - e participa de “Meu nome Não é Jhonny”, renomado e premiado filme nacional. Também faz sua estreia na TV Globo no seriado “O Sistema” com o hilário personagem Demente; e ainda integra o elenco da série da HBO “Mandrake”.
Em 2008 faz diversas participações na Rede Globo em seriados como “Faça a Sua História”, “Dicas de um sedutor” e na Novela “A Favorita”. Também integrou o elenco de “Feliz Natal” dirigido por seu parceiro Selton Mello.
Como diretor audiovisual coordena a grade de conteúdo e produção da TV Mundial e a web TV da rádio Mundial 1180 AM.
É convidado a integrar o elenco principal do seriado “Força Tarefa” na Rede Globo em 2009, onde, nas 3 temporadas do seriado, interpreta o astuto Cabo Oberdan, agente da Corregedoria da Polícia Militar.
Em 2010 é convidado a fazer uma participação especial no seriado “As Cariocas” - episódio “A Atormentada da Tijuca” onde interpreta o malicioso Chefe Raul.
Também em 2010 volta a praticar a direção audiovisual dirigindo documentários, vídeos institucionais e videoclipes.
Em 2011, Henrique Neves volta as telas em algumas participações - “SOS Emergência”, “Fina estampa”, “Aline”, “Entre tapas e beijos”.
Em 2012 faz uma breve participação em “Louco por elas”, e se dedica a montar, dirigir e implementar a grade de conteúdo do canal via satélite Mox TV.
Em 2013, junto com a Arquiteta e Cenógrafa Daniela Rodrigues, funda a Cambota Produções, empresa destinada à criação e produção de conteúdo e à execução de projetos audiovisuais, cenografia, teatro, eventos, shows e empreendimentos culturais.
Ainda em 2013 participa do elenco de “Nova Malhação” e da novela “Amor à Vida”. Após 7 anos volta aos palcos cariocas com o espetáculo teatral “Kalocaina”, que cumpre temporada até 2014 no Teatro Sérgio Porto e no Teatro Gláucio Gil.
Também integra o elenco do premiado longa metragem “O menino no espelho” como o simpático Bibliotecário.
Em 2014 é convidado a encarar o bandido sem escrúpulos Bigode na novela “Além do Horizonte”. No mesmo ano integra o elenco de “Dorothy Para Maiores”, web série do GShow como o hilário Gênio do Espelho e de “Copa de Elite”, longa de paródia e sátira de sucesso.
Em 2015 participa de sua primeira produção internacional - o seriado francês “In America” - 2ª temporada, produzido pelo canal a cabo francês OCS. Henrique, no hilário papel de Gonzo, diverte e enriquece a trama a partir do segundo episódio até o término da temporada.
Ainda em 2015 integra o elenco do seriado do GNT “Romance Policial: Espinosa” onde encarna o corrupto e assassino Julião, detetive da 12ª DP.
Em 2016 o ano começa quente com sua participação especial no seriado da Band/ TNT “Terminadores” no episódio “Suingue e Simpatia” - Henrique encara Roberto, um libidinoso empresário; em “Liberdade Liberdade” entra como o bandido Nasiazeno; em “Chapa Quente” como o Chefe do Morro; e na novela “Haja Coração” como Seu Elias, um esquentado feirante.

Trabalhos

2019 - Longa metragem - Kardec: A História Por Trás Do Nome (Wagner de Assis)

2018 - Borges (Ian SBF)

2018 - O outro lado do paraíso (Mauro Mendonçaa filho)

2017 - Um tio Quase Perfeito (Antônio Pedro)

2017 - Pega Pega (Luiz henrique Rios)

2016 - Minissérie - Liberdade Liberdade – Rede Globo (Vinícius Coimbra)

2016 - Novela - Haja Coração – Rede Globo (Fred Mayrink)

2016 - Programa - Chapa Quente – Rede Globo (Flávia Lacerda)

2016 - Série – Terminadores – Band TNT (Gualter Pupo)

2016 - To Ryca (Antônio Pedro)

2015 - Série - In América 2ª temporada – OCS França (Alexis Charrier)

2015 - Série - Romance Policial Espinosa - GNT (José Henrique da Fonseca)

2014 - Longa Metragem - “Copa de Elite” ( Victor Brandt)

2014 - Novela - Além do Horizonte – Rede Globo (Denis Carvalho )

2014 - Teatro - Kalocaina de Karem Boye (Michel Bercovitch)

2013 - Longa Metragem – “O Menino no Espelho” (Guilherme Fiuza)

2013 - Novela - Amor a Vida – Rede Globo ( Mauro Mendonça Filho)

2013 - Novela – Malhação – Rede Globo (Noa Bressane)

2012 - Série - Força Tarefa – Rede Globo (Jose Alvarenga Jr)

2012 - Série - Louco Por Elas – Rede Globo (João Falcão)

2011 - Novela - Entre Tapas e Beijos – Rede Globo (Mauro Faria)

2011 - Novela - Fina Estampa – Rede Globo (Wolf Maia)

2011 - Série – Aline – Rede Globo (Mauro Faria)

2010 - Programa - Criança Esperança – Rede Globo (Wolf Maia e Ulysses Cruz)

2010 - Série - As Cariocas- A Atormentada da Tijuca – Rede Globo (Daniel Filho e Amora Maltner)

2010 - Série - SOS Emergência – Rede Globo (Mauro Mendonça Filho)

2009 - Longa Metragem - “Salve Geral” (Sergio Rezende )

2008 - Longa Metragem - “Feliz Natal” (Selton Mello)

2008 - Novela - A Favorita – Rede Globo (Ricardo Waddington)

2008 - Série - Dicas de um Sedutor – Rede Globo ( José Lavigne)

2008 - Série - Faça a Sua História – Rede Globo (Mauro Faria)

2007 - Longa Metragem - “Meu nome não é Jhonny” (Mauro Lima )

2007 - Série - O Sistema – Rede Globo ( José Lavigne)

2007 - Série – Mandrake – HBO Conspiração Filmes ( José Henrique da Fonseca)

2006 - Série - Tarja Preta - Os Pulhas – Canal Brasil (Selton Mello)

2006 - Teatro - As Aventuras de Tom Sawey (Michel Bercovitch)

2006 - Teatro - Jogos na Hora da Sesta de Roma Mahieu (Michel Bercovitch)

2004 - Teatro - Jogos de Massacre de Ionesco (Michel Bercovitch)

2001 - Curta Metragem – “Fui!!!” - Premiado no Festival de Cinema de Ilhas Canarias e Festival de Cinema do Uruguai 2003 - Categoria melhor Curta Metragem 35mm (Guilherme Fiuza)

1999 - Teatro - Coleção de Centauros (Michel Bercovitch)

1998 - Teatro - Muito Barulho Por Nada (Michel Bercovitch)

1997 - Teatro - Nossa Cidade (Michel Bercovitch)

1996 - Teatro - O Jardim das Cerejeiras (Celina Bebiano)

1996 - Teatro - Sonho de Uma Noite de Verão (Michel Bercovitch)

1995 - Teatro - Beijo No Asfalto (Michel Bercovitch)

1995 - Teatro - O Pagador de Promessas (Michel Bercovitch)

1994 - Teatro - Despertar da Primavera (Felipe Martins e Michel Bercovitch )

1993 - Programa - Especial Meninos da Rua Paulo – TV Cultura SP (Ricardo Nauemberg)

1993 - Teatro - Inha Bam Nheca (Felipe Martins)

1992 - Teatro - Os Meninos da Rua Paulo De Fernec Molnar (Ricardo Kosovisc)

1990 - Teatro - O Ateneu De Raul Pompéia (Carlos Wilson)


Cursos

2012 - Workshop - Interpretação (Kristiane Jatahy)

2010 - Workshop - “Criança Esperança” (Ulisses Cruz e Ravel Cabral)

1998 - Curso - Espaço Aquarios - Conscientização Vocal (Joca Dávilla)

1998 - Curso - Espaço Aquarios - Expressão e Conscientização Corporal (Paula Nestorov)

1998 - Curso - Espaço Aquarios - Interpretação/AtorAutor/Anima Animus (Michel Bercovitch)

1998 - Curso - Espaço Aquarios - Mímica e Teatro Físico (Paula Saboia)

1994 - Cursos de Improvisação, Interpretação e laban - Centro Laban ( Michel Bercovitch, Filipe Martins e Marina Salomo)

1993 - Cursos de Improvisação, Interpretação e laban - Café Teatro Otho (Michel Bercovitch e Filipe Martins)

1992 - Curso - O Tablado (Cico Caseira)

1992 - Cursos de Improvisação, Interpretação e laban - Teatro Ipanema (Michel Bercovitch e Filipe Martins)

1991 - Curso - O Tablado (João Brandão)

1990 - Curso - O Tablado (João Brandão)

1989 - Curso - O Tablado (Guida Viana)

Alguns dados foram omitidos.

Somente produtores de elenco podem ter acesso aos dados de contato desse artista.


Gostaria de se cadastrar como produtor de elenco? Solicite aqui.


NOME DO AGENTE

Daniela Rodrigues

TELEFONE

(21) 9910-04222

EMAIL

daniela.rodrigues.01@gmail.com

  • IDADE

    44 anos

  • PESO

    120kg

  • Altura

    1.91m

  • Calçado

    45

  • Manequim

    56

  • Artes Marciais

    Esgrima

    Judô

    Kung Fu

    Taekwondo

    Tai Chi Chuan

  • Cor do Cabelo

    Castanho Escuro

  • Cor dos Olhos

    Castanhos

  • Cor da Pele

    Clara

  • Esportes que Pratica

    Basquete

    Bicicleta

    Skate

  • Funções

    Ator

  • Habilidades

    Dança/Salão

    Humorista

    Comediante

  • Idiomas Fluentes

    Inglês

  • Tipo de Cabelo

    Liso

  • Veículos

    Barco

    Carro

    Bicicleta

    Cavalo

  • Habilidade de circo

    Malabares

  • Manequim

    56

  • Calçado

    45

  • Formação

    Curso Livre

  • Possui cadastro em

    Globo

  • Tatuagens

    Poucas

  • Tamanho do Cabelo

    Médio

  • Tipo de Cabeleira

    Calva

  • Tipo Étnico

    BR/Sudeste

  • Sotaque que domina

    BR/Nordeste

    BR/Sul

    BR/São Paulo

    BR/Rio

    BR/Minas

    Lusitano

  • Tipo Físico

    Acima do Peso